domingo, 28 de junho de 2009

Cascata!

Alguém disse que, quando se quer a obra nasce.

Se bem que já estivesse anunciada a construção de uma cascata na Escaleirinha, a Comissão de Festas também quis, e muito bem, fazer a sua própria cascata junto do salão da Junta de Freguesia.

Sem aguentar por muito tempo a curiosidade, toca de ir ver a obra. À tarde, pela hora do café lá fomos dar uma volta e vimo-la tal como aqui se apresenta. Tendo ainda na memória as cascatas da minha infância, esperava vê-la enfeitada com caçoulos e bonecada, com alguidares cheios de água onde estariam cágados e rãs. A bem da verdade, só me lembro dos cágados, mas outros disseram que as rãs também entravam na festa. Adorei ver lá a "piteira", árvore exótica nos nossos lados mas imprescindível numa cascata.
Convencido que era obra meia feita, esperava voltar lá à noite para ver o estanderete.

À noite, sob o fraterno olhar da enorme piteira, os cacos voltavam a não lá estar.
Embora houvesse música, um fogareiro ali à mão e bebidas frescas para quem quisesse, a malta de Santa Comba continua a não dar importância a estes momentos de encontro entre pessoas. Sendo sábado, com tempo agradável e tudo o resto, valorizou-se mais a feira de S. Pedro em Macedo e a concentração motard em Mirandela. Mas tudo bem! Só lá esteve quem teve vontade de lá estar ...

... estiveram lá uns


... e outros.

Mas como alguém diria: "Caramba, mas o S. Pedro é o nosso santo padroeiro e ninguém lhe dá importância nenhuma, ao passo que o "emigrante" do S. Bernardo tem grande admiração. Tudo bem também, não discuto valores de importâncias!
O facto é que se passou ali um bom bocado, obviamente com a cascata como tema de conversa. Uns lembravam-se delas nas Eiras, outros na Barreira e quanto a mim, só me lembro de duas: uma feita no Terreiro, encostada àquelas laranjeiras do Sousa Pinto (da qual me lembro de ir á murta ao Seritche) e outra encostada à Casa Nova.
P'ró ano veremos! Mas ficou como ponto assente que não iremos deixar morrer este acontecimento.

seródio





8 comentários:

duarte disse...

BEM HAJA, QUEM FAZ.
ó seródio ainda bem que não me apanhaste de frente. já deves saber que não gosto de ser fotografado.
abraço

manel zé disse...

BEM HAJA, QUEM FAZ (bem dito duarte). Ao colocar a foto ainda hesitei pelo facto de estares de costa mas também não dei muita importãncia porque sabia disso mesmo. Ainda estive para pôr outra em que o Camarada tinha um olhar mais esbugalhado, mas depois tive receio que me disparasse: "És parvo, ou quê!?" Esteve-se bem, valeu a noite.
Abraço p'ró vale

Unknown disse...

Boa camaradas...
a Cascata parece algo despida... só se lhe vêem os arcos, quanto aos enfeites ficaram em casa com os donos!!!
Só tenho pena de lá não ter estado... só pela companhia e pela animada conversa... bem regada... claro!!!
Abraço pros do costume!

Nair Bebiano disse...

por falar em santos....
ja muito tempo em jeito de brincadeira, ou nao.... digo ao meu velhote: " pois é a "festalhona" é para o s.bernardo, mas quando o povo anda apertado c a falta de água nas barragens mete o s.pedro na rua... , um dia querem agua e o s. pedro manda ir ter c o bernardo " .
eu nao m lembro de grandes festas ao s.pedro por mais que tente lembrar acho k nunca vi uma cascata. pena!!!

duarte até de costas ficas em grande estilo nas fotas ;).
serodio sempre pensei que te ia ver no dias eleiçoes, sempre era mais um... a fazer um casaquinho ao governo né duarte?

saúl sempre bem regado ...claro ;)

beijos

Anónimo disse...

Olá Saúl ... realmente a cascata ficou despida, mas quando tirei as fotos ainda me disseram para ir lá no dia seguinte (domingo) porque estaria lá a bonecada. Não te sei dizer se os puseram ou não. P'ró ano temos que combinar a coisa melhor e colaborar na sua construção. Pois, fizeste lá falta, a cascata teria sido melhor regada, mas não te preocupes que bons "regadores" como somos, não deixamos a rega por mãos alheias. também regamos por ti.
Abraço p'ra ti

seródio

manel zé disse...

olá botelha-menina

pois é, o s. bernardo é que arrecada com os louros todos e os outros santinhos não se lhe passa cartão, digo isto porque eu também tenho grande estima pelo s. bernardo, foi um homem imensamente grande, como um dia veremos.
p'ró ano a ver se apareces no s. pedro para fazermos uma cascata como deve ser.

bjs

Nair Bebiano disse...

pois é serodio a historia do S.Bernardo é interessante pelo menos a parte que eu ja li algures aqui na net :).

e se c um pouquinho de sorte eu for ao proximo S.Pedro acredita e a cascata é nossa :P

beijos

Anónimo disse...

bem eu daqui da bela cidade Invicta ainda consigo reconhecer caras nessa foto que me sao bem familiares...