domingo, 28 de junho de 2009

Cascata!

Alguém disse que, quando se quer a obra nasce.

Se bem que já estivesse anunciada a construção de uma cascata na Escaleirinha, a Comissão de Festas também quis, e muito bem, fazer a sua própria cascata junto do salão da Junta de Freguesia.

Sem aguentar por muito tempo a curiosidade, toca de ir ver a obra. À tarde, pela hora do café lá fomos dar uma volta e vimo-la tal como aqui se apresenta. Tendo ainda na memória as cascatas da minha infância, esperava vê-la enfeitada com caçoulos e bonecada, com alguidares cheios de água onde estariam cágados e rãs. A bem da verdade, só me lembro dos cágados, mas outros disseram que as rãs também entravam na festa. Adorei ver lá a "piteira", árvore exótica nos nossos lados mas imprescindível numa cascata.
Convencido que era obra meia feita, esperava voltar lá à noite para ver o estanderete.

À noite, sob o fraterno olhar da enorme piteira, os cacos voltavam a não lá estar.
Embora houvesse música, um fogareiro ali à mão e bebidas frescas para quem quisesse, a malta de Santa Comba continua a não dar importância a estes momentos de encontro entre pessoas. Sendo sábado, com tempo agradável e tudo o resto, valorizou-se mais a feira de S. Pedro em Macedo e a concentração motard em Mirandela. Mas tudo bem! Só lá esteve quem teve vontade de lá estar ...

... estiveram lá uns


... e outros.

Mas como alguém diria: "Caramba, mas o S. Pedro é o nosso santo padroeiro e ninguém lhe dá importância nenhuma, ao passo que o "emigrante" do S. Bernardo tem grande admiração. Tudo bem também, não discuto valores de importâncias!
O facto é que se passou ali um bom bocado, obviamente com a cascata como tema de conversa. Uns lembravam-se delas nas Eiras, outros na Barreira e quanto a mim, só me lembro de duas: uma feita no Terreiro, encostada àquelas laranjeiras do Sousa Pinto (da qual me lembro de ir á murta ao Seritche) e outra encostada à Casa Nova.
P'ró ano veremos! Mas ficou como ponto assente que não iremos deixar morrer este acontecimento.

seródio





8 comentários:

duarte disse...

BEM HAJA, QUEM FAZ.
ó seródio ainda bem que não me apanhaste de frente. já deves saber que não gosto de ser fotografado.
abraço

seródio disse...

BEM HAJA, QUEM FAZ (bem dito duarte). Ao colocar a foto ainda hesitei pelo facto de estares de costa mas também não dei muita importãncia porque sabia disso mesmo. Ainda estive para pôr outra em que o Camarada tinha um olhar mais esbugalhado, mas depois tive receio que me disparasse: "És parvo, ou quê!?" Esteve-se bem, valeu a noite.
Abraço p'ró vale

Saúl disse...

Boa camaradas...
a Cascata parece algo despida... só se lhe vêem os arcos, quanto aos enfeites ficaram em casa com os donos!!!
Só tenho pena de lá não ter estado... só pela companhia e pela animada conversa... bem regada... claro!!!
Abraço pros do costume!

Botelha-Menina disse...

por falar em santos....
ja muito tempo em jeito de brincadeira, ou nao.... digo ao meu velhote: " pois é a "festalhona" é para o s.bernardo, mas quando o povo anda apertado c a falta de água nas barragens mete o s.pedro na rua... , um dia querem agua e o s. pedro manda ir ter c o bernardo " .
eu nao m lembro de grandes festas ao s.pedro por mais que tente lembrar acho k nunca vi uma cascata. pena!!!

duarte até de costas ficas em grande estilo nas fotas ;).
serodio sempre pensei que te ia ver no dias eleiçoes, sempre era mais um... a fazer um casaquinho ao governo né duarte?

saúl sempre bem regado ...claro ;)

beijos

Anónimo disse...

Olá Saúl ... realmente a cascata ficou despida, mas quando tirei as fotos ainda me disseram para ir lá no dia seguinte (domingo) porque estaria lá a bonecada. Não te sei dizer se os puseram ou não. P'ró ano temos que combinar a coisa melhor e colaborar na sua construção. Pois, fizeste lá falta, a cascata teria sido melhor regada, mas não te preocupes que bons "regadores" como somos, não deixamos a rega por mãos alheias. também regamos por ti.
Abraço p'ra ti

seródio

seródio disse...

olá botelha-menina

pois é, o s. bernardo é que arrecada com os louros todos e os outros santinhos não se lhe passa cartão, digo isto porque eu também tenho grande estima pelo s. bernardo, foi um homem imensamente grande, como um dia veremos.
p'ró ano a ver se apareces no s. pedro para fazermos uma cascata como deve ser.

bjs

Botelha-Menina disse...

pois é serodio a historia do S.Bernardo é interessante pelo menos a parte que eu ja li algures aqui na net :).

e se c um pouquinho de sorte eu for ao proximo S.Pedro acredita e a cascata é nossa :P

beijos

Anónimo disse...

bem eu daqui da bela cidade Invicta ainda consigo reconhecer caras nessa foto que me sao bem familiares...