quarta-feira, 5 de outubro de 2011
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Conterrâneos emigrantes e amigos fazem questão de marcar presença, para reforçar laços de família e de amizade.
O nosso amigo Miguel que tão bem soube representar os valores da multiculturalidade.
Um brinde de amigos.
Um brinde final para saudar todos os Amigos da Terra.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
sábado, 6 de agosto de 2011
terça-feira, 2 de agosto de 2011
sexta-feira, 22 de julho de 2011
domingo, 3 de julho de 2011
sábado, 2 de julho de 2011
- https://servicos.min-saude.pt Marcação de consultas online - exige um registo prévio do utente, o qual pode, além de marcar consultas no seu centro de saúde com o seu médico de família, pedir receitas ou actualizar o seu agregado familiar sem ter que se deslocar;
- www.viamichelin.pt/ Mapas de Portugal e da Europa, plantas de cidade, cálculo de itinerários rodoviários, informação tráfego e guia de endereços. Muito útil para quem pretenda planear as viagens com antecedência;
- http://www.recenseamento.mai.gov.pt/ Consulta dos cadernos de recenseamento. Para quem precise de saber o seu número de eleitor e a freguesia ou distrito consular a que pertence.
- www.wdl.org/pt/ Biblioteca Digital Mundial pertencente à UNESCO. Pode ler-se em Português, Francês, Espanhol e Inglês. É só escolher a língua!Aprendendo a navegar, podemos ampliar fotos, ler comentários e manuscritos raros...etc. Muito intressante!
quarta-feira, 22 de junho de 2011
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Carta Aberta
sexta-feira, 10 de junho de 2011

Agora o que eu não percebo é que, tendo todo este conhecimento presente, se tenham construído barragens em cima da falha e o próprio traçado do IP 2 assentar também ele ao longo da sua extensão. Ele há coisas!
Nota: Citação e imagem da revista Visão nº950 - 19 a 25 de maio de 2011. Outra informação foi retirada avulso da net.
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Lugares que tocão à Abbadia dos Frades Bernardos do Convento de Bouro
Termo de Alfandega da Fè
Os que neste termo tocão, saõ os seguintes:
Vilar de baixo tem quarenta & seis visinhos, Igreja Parochial da apresentação do Dom Abbade de Bouro, mais duas Ermidas, & cinco fontes : he terra quente, & tem frutas de espinho.
Villarelhos, terra quente, tem setenta visinhos, Igreja Parochial da mesma apresentação, mais quatro Ermidas, & seis fontes.
Santa Justa, terra quente, tem vinte & cinco visinhos, Igreja Parochial da mesma apresentação, mais huma Ermida, & quatro fontes. Pelo meyo deste lugar passa huma ribeira de poucas aguas, que chamão Alvar, que nasce na serra de Montemel pela parte do lugar de Covellas, & passando junto da Villa de Alfandega, vem este lugar, & desagua na ribeiraVellarva, havendo caminhado quatro legoas.
Nuzellos tem dez visinhos, huma Ermida, & tres fontes.
Ridevides tem quatro visinhos, huma Ermida, & tres fontes.
Oucizia tem cincoenta visinhos, Igreja Parochial da mesma apresentação, mais duas Ermidas, & doze fontes: huma dellas muy celebrada, que chamão Agaicha, porque de hum tosco penhasco em sitio fresco, & agradavelnasce hua telha de excellente agua, que serve de regalo aos moradores, & de fertilidade aos campos visinhos.
P. Antonio Carvalho da Costa, Corografia Portuguesa, 1706
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Lugares que tocão à Abbadia dos Frades Bernardos do Convento de Bouro
Termo de Villa Flor
P. António Carvalho da Costa, Corografia Portuguesa, 1706
Nota: De todos os apontamentos corográficos recolhidos até ao momento, este é sem dúvida o mais antigo. Já que estamos em tempos de transição ortográfica, o texto encontra-se tal e qual o original para assim também podermos apreciar modos de escrita com trezentos anos. Nesta altura ainda não se utilizava a letra "s" com a forma de hoje, era mais uma espécie de "f".