sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Bandeira de Santo António


A botelha-menina enviou-me duas fotos da procissão em que me apanhou com a bandeira do Santo António nas mãos. Já há muito que não me metia nestas andanças porque as costas já vão dando sinal de si, mas acontece que, este ano, surgiu o convite para ajudar a levar esta bandeira e como não sou pessoa de recusar, aceitei de muito bom grado.

Apesar de possuir algumas fotos das bandeiras, não sei ao certo quantas são nem que santos representam. Como a única maneira de as ver é estando armadas para a procissão, nas fotografias ficam sobrepostas porque estão encostadas umas sobre as outras. Ainda hei-de perguntar ao nosso dedicado sacristão, de certeza que saberá quais as suas imagens e talvez a sua origem, quem as tenha doado ou oferecido.

A propósito, julgo que a nossa igreja é riquíssima, não só a nível de santos, mas também bandeiras e ainda de paramentos, ou seja, as vestes com que o sacerdote celebra as missas ou outras cerimónias religiosas. Certa vez, talvez também por alturas da festa, o Alberto mostrou-nos, a mim e a outras pessoas, os antiquíssimos paramentos que repousam nos gavetões da sacristia. Por mim, até que seria interessante fazer uma exposição com todas essas vestes, para mostrar ao povo coisas que, se calhar, nunca foram vistas. É uma ideia.

No início desta descida, junto da casa da Ti Maria de Lurdes, quando com vento, temos que ser firmes e deitar-lhe bem as mãos. Para sorte minha até que estava sossegado.

Apesar da bandeira do Sagrado Coração de Jesus ser a maior, dizem que esta é a mais pesada, devido à espessura do seu tecido. Quanto a isso, não posso afirmar, mas também me parece que assim seja. Seja como for, de uma maneira ou de outra, haveremos de contribuir para que, tanto as nossas bandeiras como os andores, não fiquem na igreja por falta de quem lhe pegue. Tenho a certeza que todos nós ficavamos a perder, pois não disfrutaríamos deste magnífico desfile de tanta fé, beleza e emoção.

10 comentários:

Nair Bebiano disse...

tas tao lindo nas fotos :P
hehe eu sou um must ;)
beijo

O PIÃOZAO disse...

deste uma ideia fenomenal serodio conta comigo se for preciso ate ponho um cartaz cá no tasco acredita divulga a ideia que eu estou do teu lado.
quanto as fotos que te mandei ainda nada depois a culpa e minha como ja disse o nosso amigo duarte...
despaxa lá isso

duarte disse...

olá seródio
eh pá isso das costas , deve ser uma dor complicada...
carregar bandeiras, não é para todos.
quanto às fotos que o piãozão mandou, e que sinceramente pensava ele ter-se esquecido( o que diga-se de passagem não seria nada de admirar...), aqui fica o repto: arraial já!
abraço do almada

manel zé disse...

ó botelha menina

só pus a minha foto porque o duarte insistiu ... quando se viu a ele numa das fotos da procissão ameaçou-me para a não pôr lá ... em vez de me agradecer por não o ter lá posto em grande plano.

bj

manel zé disse...

ó piãozão

as fotos da botelha-menina chegaram primeiro, por isso tenho que respeitar a ordem e como o tempo não me sobra ... mas fica descansado que vão já a seguir

abraço

manel zé disse...

olá durte

se bem que não tenhas levado o menino Jesus, pelo menos peregrinaste a seu lado ... p'ró ano eu te vou ver levar o Nosso Senhor dos Passos

aí vai então o arraial

abraço

duarte disse...

eu?...não...
só disse que corrias o risco de partir a máquina!....
e sim, fico agredecido, por aparecer em segundo plano.
em relação ao sr dos passos: se convenceres o paul, e o bacão estiver, podes contar comigo.
temos é de chamar o marito , o esticão, o rolo,o jokinha, para podermos fazer uma pausa kit-kat(ou outra bebível).
agora a sério: conta comigo.
abraço deste nosso vale.

Nair Bebiano disse...

quer dizer que as fotografias só foram publicadas porque o duarte ameaçou-t? -_-
(eu vou-m lembrar desta :P)

Para o ano, quando o "duarte & companhia" se juntarem para alombarem o Sr. dos Passos, posso ser a menina do garrafao (de agua claro) :P

pensem nisso ;)


beijocas

manel zé disse...

ó duarte

até que a ideia não era ruim, embora duvide que consigas reunir essa tropa toda...

abraço

manel zé disse...

botelha-menina

se por acaso, a companhia do duarte alombar com o dito santo, desconfio muito que um garrafão não te chegue ... (de água, claro)

bj