sábado, 30 de agosto de 2008

FESTA DE S. BERNARDO

Dia da procissão


Propositadamente, não fiz qualquer tipo de comentário durante a exposição das fotografias para que se pudesse acompanhar o seu percurso em silêncio, meditando e reflectindo, tal como eu gosto de fazer a procissão.

22 comentários:

Anónimo disse...

Bonito!realmente a nossa procissão é algo digno de realce.. R.N

manel zé disse...

olá R.N.
concordo plenamente contigo ... os nossos andores, assim como os estandartes são de rara beleza e esplendor.

Nair Bebiano disse...

É sempre bom... muito bom mesmo ver alguem da aldeia fazer alguma coisa por ela...
confesso que este ano nao saí da varanda de casa... não por preguiça mas para fazer companhia ao meu velhote...Não sei se foi de nao ver a procissao há alguns anos mas achei magnifica...
Parabens sr. Seródio :)
E a ti Renato cada dia que passa deixas-m OK, continua assim muido *

Bairro dos Indios ao poder :P

Até um dia destes

manel zé disse...

Olá menina botelha

Vamos lá ver se para o ano mobilizamos o resto dos botelhos para engrossar ainda mais a procissão ... pronto, vá lá que ficaste a fazer companhia ao botelho mais velho, porque a peregrinação pela aldeia é do melhor que tem a festa. E quanto a fazer alguma coisa pela nossa terrinha, acho que, por todos e com um pouco de boa-vontade poderemos fazer daqui o agradável ponto de encontro daqueles que ainda se sentem enraizados. E quanto ao sr., vamos lá ver como falas. Hum!

Nair Bebiano disse...

por a caso ja andei a falar c o Americo Botelho a tentar perce ber quem sao os Serodios e confesso que fiquei na mesma...Quanto ao "Sr." bom nao queria chatiar ninguem... ;)
uma pista tambem era ben vinda :)

duarte disse...

ola companheiros
devo começar por confessar que nunca carreguei um andor. quanto à beleza da arte sacra,só tenho um comentário: dispomos de um património invejável! já acompanhei a procisão uma ou duas vezes,mas creio que nunca o fiz com a introinspéção de muita gente que, piosamente, a acompanha... pois é , eu caí pra ki de paraquedas,e há de facto coisas que me ultrapassam.
uma coisa é certa durante parte da procisão,estive em comunhão com o hernáni o ferreira e sua camara de filmar... ainda vamos pró youtube!!! quando por fim chegou a procisão,acompanhada por um anão ums estoiros e uma banda( 5 ou 6 individuos que quanto mais tocavam mais desafinavam),lá me cheguei à frente para apreciar esse,de facto,belo momento. haja fé, pois pouco mais nos resta.
duarte o infiel

Anónimo disse...

Olá camaradas...
Pois é Duarte e Cª... se não fazemos as coisas por devoção... porque não fazê-las por companheirismo.
Aqui fica o REPTO... e não réptil, pois esses são muito verdes... já que nunca carregaste um andor... pr´o ano levas um com a nossa ajuda: tu, o bacão e eu... e pr´a não ficarmos pernetas encontremos a muleta que falta... podia ser o Paul !?
Vai ruminando no assunto!!!
Até JAZZZZZ...

manel zé disse...

boa bacão!!!

o nosso amigo Duarte já que não sente o pese da tradição ao menos que sinta o do andor ... mas não o deixes ser ele a escolher porque na volta ainda otpa pelo Menino Jesus.
hasta siempre

Nair Bebiano disse...

pois é bacão...acho k tens que encontrar outra muleta porque o Paul nao vai nisso, ele c um andor ao lombo hummmm nao m parece!!!!!!



P.s.: por falar em carregar andores nao é todos os dias que se ve um santinho a carregar um Santo... se fosse a ti seródio guardava a foto pk ainda vai ser reliquia :P

Nair Bebiano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
duarte disse...

ola companheiros
dar a volta à aldeia, com o património às costas... bem já que no bolso pouca coisa fica, não seria de facto muito ruim ideia... mas tem de ser um acto de fé, temos de facto de estar compenetrados e embuidos nesse momento para de facto esquecermos o peso do andor... mas se for o menino jesus... pode ser que se componham as coisas! é que não que não quero acabar a procisão com a língua de fora e pior ainda ... azul!!! mas pode ser que se arranje a coisa.
um abraço

duarte disse...

ola companheiros
as contas da festa já foram apresentadas... era bom conseguir expo-las no blog, as do ano passado e as deste ano. que achais?
duarte o niilista.

Anónimo disse...

Ora viva a todos vós!
Serôdio, mais uma vez, as minhas sinceras felicitações por a “recolha destas imagens” num dia tão especial para os fieis da nossa aldeia.
Ao contrário do que vamos ouvindo -« a tradição já não é a que era», na nossa querida terra, com umas pequenas alterações aqui e acolá, vamos assistindo a coisas bonitas que nos relembram algum passado longínquo e confirmam a tradição, basta ver o cartaz de Setembro de 1947.
Com mais algum “bairrismo” à mistura, a nossa aldeia é e será apontada como diferente, para melhor…assim esperamos!
Aproveito para enaltecer todo o esforço e trabalho da comissão de festas, como não poderia deixar de ser, não foi perfeito, no entanto e quem ainda corre por amor à camisola, não pode ser julgado somente por criticas negativas, devemos reconhecer que em tempo de crise não é fácil organizar eventos desta natureza.
À nova comissão, bravura e boa sorte!
Aos meus conterrâneos, aquele abraço!

A. Silva

manel zé disse...

Olá a. silva

Aproveito para reiterar a ideia que traduzem as tuas palavras: vamos deixar de julgar e dar ânimo e incentivo a quem ainda vai tendo a coragem de fazer alguma coisa pela nossa terrinha, sem que no entanto não deixe de haver a máxima transparência em todo o processo. O povo merece.
Outro abraço, daqueles.

Antonio disse...

Seródio , Parabéns por ter colhido imagens maravilhosas da terra de meus pais,,,,,,
Eles sempre me falaram da procissão de São Bernardo e sempre procurei imaginar como era,,,,,hoje posso ter essas imagens eternizadas em minha mente graças a você,,,Santa Comba é linda,,,,,procurei meu pai em algumas fotos mas nao o encontrei:)

Antonio,,,Sao Paulo / BRASIL

manel zé disse...

Olá António

Sede bem-vindo a este espaço que se quer de nós todos. Se disserdes quem é vosso pai, talvez se encontre em alguma foto que não tivesse sido editada.
E sim, Santa Comba é bem bonita.
Aparecei! Abraço.

Antonio disse...

Seródio,

Nem ao certo sei se ele participou desta edição da procissão, meu pai chama-se Antonio Ferreira e mora na Rua da Calçada....e está com 83 anos pode ser que preferiu ficar em casa conversei com ele por fone várias vezes mas não tocamos no assunto da procissão....
muito obrigado por responder-me....e peço que mantenha este blog sempre vivo,,,,pois é muito bom ter noticias e imagens de Santa Comba aqui do outro lado do atlântico:)

Anónimo disse...

sim senhora belas fotos mas para mim faz falta fotos do baile à noite que tambem teem sido memoraveis nao so pela qualidade como tambem pela quantidade de pessoas que a ele vai.
E ja agora só e apenas pra relembrar onde eu dei aquele valente tombo de bicicleta faz anos..........
Num dia de festa por acaso
Ass. o PIÃOZZÃO hehehehehehehe

odeteDiogo disse...

E bom podermos matar saudades da nossa linda terrinha,,e de dias como estes...!!





FamiliaDiogo
(500)

joao lopes disse...

Bom dia.
Nada mais gratificante quando me
propus escrever e editar a minha
autobiografia, descobrir através
de visitas aos sites e blogger´s
da minha Freguesia e Concelho a
casa onde nasci e vivi durante os
primeiros anos de vida.
"casa do casulo / casa do Lopes"
Obrigado,
João Teixeira Lopes

vilarinho disse...

António o teu pai está aqui

http://divasecontrabaixos.blogspot.com/2009/06/aldeias-da-minhavossa-vida.html

Unknown disse...

Isto é engraçado...passados dez anos é que dou conta de que o joão Lopes será filho do meu Padrinho Lopes (lousinho).