1º Jantar dos Amigos da Terra
Conforme combinado, realizou-se no passado dia 19, 5ª feira pelas 20.00 horas aquele que foi o 1º Jantar dos Amigos da Terra.
A ementa foi a seguinte:
Entradas: linguiça assada, presunto com melão, bolos de bacalhau e queijo.
Prato: posta, batatas, arroz e salada.
Bebidas: vinho branco e tinto, refrigerantes e água.
Sobremesa: mousse de pêssego, pudim, fruta e queijo.
Café
Preço: 15 vilariças
Após o alegre e saudoso reencontro lá fora, fomos entrando e sentando-nos onde cada um quis. Aquela hora até pareceu um pouco cedo, mas acontece que o Sr. Morais assim o preferiu, isto porque, aquando da marcação do jantar e vendo tantos amigos juntos, temeu que nos esticássemos na conversa até às tantas. Sendo festa nos dias seguintes e calculando todos os seus afazeres, tornou-se compreensível.
Um jantar, onde inicialmente se esperavam entre 12 a 15 amigos, apareceram 37, excedendo-se todas as expectativas. Alguns não foram porque não puderam, outros porque não quiseram e outros ainda alegaram que não sabiam. Foi ponto assente desde o ínicio que seria um jantar aberto e não iria funcionar por convites. Lançou-se a ideia, marcaram-se datas, combinaram-se as coisas e quem quis apareceu. E assim será.
Terminadas as entradas, fez-se uma ronda por todos os convivas de modo a captar todo o ambiente que ali se vivia, evitando que alguém ficasse de fora das fotografias.
Alguns conterrâneos emigrantes que se encontravam na aldeia, não quiseram perder a oportunidade de também participar neste acontecimento, aproveitando assim para matar saudades dos amigos. Nota-se que alguns deles têm igualmente saudades da terra, mostrando-se interessados em receber notícias do blog, fornecendo para isso o seu endereço electrónico.
Foi bom apreciar algumas relações intergeracionais, em que os filhos acompanharam alegremente os seus pais. Seria saudável cultivar este espírito para assim fortelacer este apego à terra e não deixar perder os elos de ligação que a ela nos liga.
O jantar poderá também contribuir para fortalecer as ligações familiares e uma vez que, sendo alturas de festa, será sempre mais um momento oportuno para esse fim.
Por falar nisso, e uma vez que se discutiu a adequabilidade da data, muitos foram os que acharam a 5ª feira antes da festa, como o dia mais apropriado para a realização do jantar.
Se o jantar serve para o encontro de amigos, neste caso funcionou na perfeição, pois tive a oportunidade de rever um amigo que já não via há uns bons 10 anos. E ainda filhos de amigos nossos. Bonito!
E amigos de sempre!
E o amigo mais velho do jantar. Nunca se manifestou, mas desde sempre acreditei que não iria faltar. Pudera! Passar um jantar rodeado de 36 sobrinhos.
E o amigo mais novo do jantar.O Miguel que resitiu estoicamente quase até ao fim.
Tio e sobrinha. Duas presenças imprescindíveis. É obvio!
Um brinde pela amizade.
Como se pode ver, quase que enchemos a sala do restaurante. E outra coisa não nos restou a não ser conversarmos, rirmos e divertirmo-nos.
O Grande Amigo que, logo desde o início, confirmou a sua presença. Embora também tivesse estado presente, fê-lo do lado de lá, isto é, andou a servir-nos, pois houve uma falha no pessoal do restaurante e como não é pessoa de dizer que não, tratou de ajudar o Sr. Morais.
Um grande brinde ao Nando.
E o jantar foi decorrendo sempre bem disposto e animado.
E finalmente, aquele que foge da objectiva como o diabo da cruz, desta vez lá se compôs e daí resultou esta pose, grave, séria e triunfante.
Em termos de conclusão e como balanço final, parece não ter havido falhas. Notou-se uma enorme alegria nas pessoas presentes, com grande vontade de estar e orgulho de ter participado no jantar. Parece ter ficado assente, que seria uma ideia para continuar e convencidos de que para o ano seremos ainda mais. Mais tarde, e conforme conversado, será colocada aqui no blog uma caixa de sugestões, onde quem quiser, poderá contribuir com as suas ideias para a realização do jantar do próximo ano.
Resta-me ainda acrescentar, porque quase que me esquecia: os amigos Acúrcio, Ferreira, Luis Carteiro e Jorge Estica não puderam estar presentes mas comunicaram-no antecipadamente. Além de o terem feito, pediram ainda para enviar cumprimentos a todos os presentes. Como não houve oportunidade de o fazer, aqui ficam os cumprimentos desses amigos que, com muita pena nossa não nos puderam acompanhar. Outras oportunidades virão. Há mais dias do que chouriças.
5 comentários:
:(
aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii da-m vontade de partir qualquer coisa nao pude ir :( se nao era mais uma do cla botelho para ajudar a festa hahahah
gostei das fotos :p
os meus manitos tava lindoes como smp hehehe
pois é botelha-menina, pró ano já sabes quando hás-de marcar as férias ... e o clã botelho esteve muito bem representado sim senhor, mas obviamente que tu ajudavas ainda mais à festa.
bjinho
Gostei imenso do convivio!
Foi optimo estar com todos.
Deu para matar saudades e relembrar alguns dos velhos tempos.. quando eramos jovens sem prejudicios.. :)
Obrigada!
foi bom. excelente mesmo.
havia já algum tempo que não se reunia tanta gente em volta de causa alguma.
matei algumas saudades, vi sorrisos abertos, sem reservas, vontade de estar e repetir a dose, ouvi sugestões, foi bom amigos e amigas.
A simplicidade dos momentos limita-se a estar sem reservas.
abraço daqui.
(tinhas mesmo de publicar a foto " ó azeiteiro"?!! :).
tavas lindo gajo bom :P, esse olhar hummmmmmmmmmm
beijos da gaja boa ;)
Enviar um comentário