INAUGURAÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SANTA COMBA
(conclusão)
"Finda a cerimónia realizou-se uma sessão solene, sob a presidência do sr. Governador Civil, que convidou para fazerem parte da mesa as entidades já referidas, as professoras, o dr. José Miranda, médico do partido de Santa Comba e Guilherme Miller Guerra, tendo usado em primeiro lugar da palavra o sr. presidente da Camara que começou por agradecer a presença do ilustre magistrado do distrito a quem o concelho de Vila Flor e a Camara da sua presidência muito devem , pondo em relevo os melhoramentos que a ridente povoação de Santa Comba tem recebido do Estado Novo.
No momento em que estava a captar esta foto, a minha professora primária, não me conhecendo de imediato, veio ter comigo dizendo que não via utilidade em fazer o registo de algo sobre o qual não se conhece nenhuma utilidade. Divagando um pouco sobre o assunto, lá concluimos que, realmente, de pouco serve um tanque sem água e que, o dinheiro que se ali gastou poderia ter sido aproveitado para outras coisas. Ainda acrescentou que, se o tanque não faz falta nenhuma, ao que parece a água faz, pois segundo disse, já por várias vezes forneceu água aos feirantes da festa e a circos que por ali passaram.
Ao que me parece, já nada é como era. Este tanque, ou lá o que é, se pretendia manter a ideia de haver um tanque nas Eiras, jamais o conseguirá, pois as saudades do verdadeiro Tanque das Eiras não permitirão tal ousadia. Tenho tentado, em vão, encontrar uma fotografia desse tanque e até hoje ainda não tive sorte. Quanto à qualidade da água, se crescemos a ouvir dizer que, quem bebesse a água da nossa terra nunca mais de lá saía, o mesmo já não acontece nos nossos dias.
2 comentários:
olha, olha ...
um blogue sobre a minha terra!!! quem diria que do meio de tanta pasmaceira saisse algo que novo. bamos lá ber se esta xafarrica produz algo que jeito tenha. para já bou-me intreter a ber o histórico e depois lá direi alguma coisa...
quanto há utilidade do tanque, eu sugeria que se enchesse de água e depois botar lá uns poucos de peixes-cabeçudos ... ou melhor, poupavamos os pobres dos peixinhos e punhamos lá só os cabeçudos.
saudades para a minha terra, que há muito que lá não bou
Olha, olha ... o antoninho maçaroca!
De onde saiu agora o nosso amigo?
Espero que seja bem-vindo a esta "chafarrica", que como várias vezes foi dito, é um espaço que se pretende de todos nós, dos Amigos da Terra.
Espero ainda que passe um bom bocado a ler os artigos do blog e se por acaso lhe aprover dizer alguma coisa, cá estaremos para o ouvir.
abraço conterrâneo
p.s.- já agora podia aproveitar para vir cá e participar no nosso jantar
Enviar um comentário