Casa da Renda
"Estamos convencidos que, desde sempre, os monges cistercienses possuíram estruturas capazes de satisfazer a arrecadação das suas rendas e foros auferidos pelos aforamentos efectuados nas suas terras da Vilariça. A localização da sede da abadia em Santa Comba, no lugar de S.Pedro, onde se situava a antiga igreja, pode indicar-nos que seria aí que se situaria a primitiva construção monástica, onde se englobavam as estruturas anexas necessárias à administração e arrecadação dos rendimentos da abadia.
A "Casa da Renda", era assim chamada por representar o local de depósito onde os rendeiros guardavam as rendas pagas por todas as pessoas pertencentes aos lugares da abadia. Esta estrutura estava incluída nos contratos de arrendamento celebrados, com lagar , celeiro e outros instrumentos necessários à aferição e arrecadação dos produtos.
A sua nova construção, agora incluída na aldeia, datada de 1740, coincide com a transferência e reedificação da igreja paroquial, o que significa uma aproximação para junto do aglomerado populacional e o abandono da velha localização. Para a sua construção, o Mosteiro despendeu 27.200 reis na compra de um leira, um palheiro, uma casa de forno, uma eira e três bocados de terra e sempre assumiu todas as despesas com as reparações e concertos efectuados do lagar."
in, Vilares, Manuel José "Abadia de S. Pedro de Santa Comba" Dissertação de Mestrado, pp.235-236, 2006, UTAD.
Sem comentários:
Enviar um comentário